Marmelada season is over!

Pr’ó ano há mais, mas com programa diferente: workshops para filhos e sobrinhos aprenderem a fazer marmelada  (de marmelo, mesmo) e geleia durante um fim de semana prolongado – dois dias para a marmelada e um dia para a geleia!

35,5kg de marmelada e 10 litros de geleia é muito para dois dias – a mariamana e eu ficamos de rastos… e tivemos a preciosa ajuda de sempre ;)

8 thoughts on “Marmelada season is over!

  1. Bibãom as Tias!!!! Biba!!!! Venho, por este meio, fazer uma reserva de participação no workshop do ano que vem!! Beijinho!

    • :) desculpe Mafalda não lhe respondi ao emal, que foi descendo, descendo, sabe como é! Correu tudo bem como se vê pela empreitada em que me meti!

  2. Primeiro é uma trabalheira, mas depois sabe muito bem!
    Nunca fiz tanta quantidade, nem nada que se pareça, e o que me custa sempre mais é a confusão que «sobra» na cozinha…
    E a idéia do workshop é óptima, acho que terá muitos candidatos(as) mesmo para além da família!

    • Ana, a cozinha é grande, à moda antiga, a banca é pequena mas há, perto, um grande tanque onde são lavados os grandes tachos :)

      Quando as inscrições, para o workshop, estiverem abertas eu aviso aqui no blogue – e como as sobrinhas estão a aprender a fazer, pode-se bordar na sala!;)

  3. Ontem a minha prima ofereceu-me marmelos. Não sei se conseguirei fazer marmelada. Nunca experimentei e não estou com muita vontade! Será que há outro “destino” para marmelos?! Estou mais tentada para a geleia, mas nunca comemos cá em casa!

    • Deve haver várias receitas de bolos de marmelos, mas confesso que não sei. A geleia é feita com os caroços/ miolo do marmelo e dá mais trabalho…
      Nós lavamos bem os marmelos, cortamos os marmelos aos cubos, não descascados, separando o miolo, e congelamos em sacos , pelo menos durante 15 dias. Pode fazer a marmelada quando quiser! Para fazer pesamos os cubos gelados e vai para o tacho com o mesmo peso em açucar. Como fazemos em fogão de lenha, vai cozendo devagarinho e ganhando ponto. O gelo dispensa a adição de água, mas se descongelarem um pouco adiciono um pouco de água, mas é tudo um pouco “a olho” :) Entretanto o miolo da geleia com algumas cascas vão cozendo numa panela, muito muito tempo, depois tem que se coar, muito bem, com coador primeiro e através de um pano fino e velho para coar mesmo todas as impurezas – depois por cada litro acrescenta-se um quilo de açucar e ferve quse um dia inteiro até ganhar ponto… Para verificar o ponto tenho um pratinho no congelador para a geleia arrefecer depressa ao testar o ponto ;)

Comments are closed.