Videos interessantes

Ontem encontrei este video do Etsy, sobre a renda Lefkara de Chipre, em dois blogues que costumo visitar: Needle’nThread e no  The Textile Blog. O artigo deste último blogue vale a pena ler.
Não consigo publicar o video, mas em qualquer daqueles blogues pode ser visto. Para além disso aqui deixo o endereço:
http://vimeo.com/24025625

A preocupação com a perda das formas tradicionais de fazer rendas, bordados e todo o artesanato não é só nossa, infelizmente.
Com toda a tecnolgia actual é uma pena não se registar o testemunho de tantas das nossas bordadeiras e da sua forma de fazer os diferentes trabalhos.
O video que acima referi fez-me lembrar este outro, do Museu do Bordado e do Barro (também em inglês), sobre o artesanato de Nisa. O depoimento sobre os “Alinhavados de Nisa” é particularmente interessante e demonstra a preocupação de se perder toda essa sabedoria.

http://www.museubordadoebarro.pt/pt/embroideryvideo/

http://www.museubordadoebarro.pt/pt/embroideryvideo/

Muito gostava eu de aprender aqueles Alinhavados com aquelas senhoras… :-) Seria possível???

A proliferação de informação, encontrada na net, sobre os variados tipos de bordados italianos, por exemplo, é fantástica. Há realmente um grande investimento, nas diferentes regiões de Itália, no sentido da divulgação da riqueza dos seus bordados. A partilha das técnicas, passo-a-passo, em livros (muit0s também em inglês e francês), em páginas na net de museus ou grupos de divulgação é enorme.
Porque não fazer o mesmo por cá? Parece-me haver já algum trabalho feito (em algumas regiões até muito) mas muito pouco divulgado. Para além do Bordado de Guimarães, cuja divulgação é feita de forma consistente com, pelo menos, dois workshops anuais para formandas desde principiantes a mais avançadas, uma página e um blogue sobre todo o artesanato de Guimarães, não conheço nenhum outro com esta divulgação.
Só é pena o livro Bordado de Guimarães continuar esgotado… e possivelmente não vir a ser reeditado, uma vez que a editora já não existe.

Um blogue que fornece imensos endereços sobre bordados italianos é o Italian Needlework. Através da Jeanine, sua autora, tenho encontrado trabalhos, livros e páginas muito interessantes. Até algumas coisas com semelhanças com a nossa forma de fazer. Mais tarde espero escrever sobre issso.

One thought on “Videos interessantes

Comments are closed.