Adenda à entrada anterior

A pedido, aqui vai:

“Um workshop serve para muitas coisas, entre elas aprender, reaprender, tirar dúvidas, satisfazer a curiosidade sobre alguma coisa.

Um workshop sobre bordados é muito vago, uma vez que há imensos tipos de bordados. Mas todos os bordados se baseiam em ter um tecido, linha, agulha e tesoura para executar uns tantos pontos de bordar.

Um workshop de bordado para principiantes pretende ensinar, recordar, tirar dúvidas ou satisfazer a curiosidade sobre o bordado.

  • Por isso vamos começar por falar nos materiais básicos e dar algumas dicas sobre como os escolher e conservar.
  • Faremos a transferência de um risco para o tecido.
  • Passaremos depois ao ensino e execução de alguns dos principais pontos – que são os básicos – e à sua aplicação no desenho.
  • Como, para bordar, só teremos as mãos ocupadas conversaremos sobre várias técnicas, tipos e géneros de bordado que existem.”
    … 

Da introdução ao workshop para principiantes. Acrescento que cada formando terá o seu ritmo, conforme o que sabe ou o que nunca soube, de todo. ;)

3 thoughts on “Adenda à entrada anterior

  1. Eu vou e estou ansiosa. Tenho adorado assistir à preparação do workshop.
    No meu caso, só bordei em miúda, nos trabalhos ofinais da escola. No entanto, gosto imenso das toalhas e outras peças que a minha avó e a minha mãe, que são de Viana do Castelo, bordaram… Faço parte da primeira geração de raparigas a quem não se ensinou esse tipo de coisas, mas tenho vontade de transportar comigo um pouco dessa herança cultural.

  2. Obrigada Ana e Nazaré!
    Vai ver que vai gostar, digo eu! ;)
    E isto é como as cerejas, vou-me lembrando de coisas para mostrar e a amostra vai crescendo, crescendo… a vontade de transmitir o gosto pelo bordado é enorme, mas o gosto de quem se increve já existe, na verdade! Daqui pode surgir um grupo de entusiastas dos bordados que promova várias iniciativas. Era muito bom! :)

Comments are closed.