feito / done

Hollyhocks – desenho de Laurence Lieblich, disponibilizado como projecto para principiantes na HEN. Obrigada Laurence! (decidi não bordar a borboleta)

Hollyhocks – design by Laurence Lieblich, available as little project for beginners at HEN. Thanks Laurence! (I decided not to embroider the butterfly)

Este pequeno projecto foi essencialmente para testar as linhas de que falei na entrada anterior. E fiquei muito satisfeita com o resultado – as linhas estão em muito bom estado e são lindas. Tenho a dizer-vos que a linha lilás estava enrolada num antigo postal dos correios, escrito pelo meu avô e datado de 1932. Este postal (e este ano)  tem muita história familiar ;). O postal está agora numa “vitrina” onde vamos pondo algumas das preciosidades que por aqui encontramos.
A própria “vitrine” é um daqueles móveis que antigamente havia no sítio mais fresco da casa para guardar alimentos e, em vez do vidro que agora tem, tinha rede para proteger os alimentos. Isto no tempo em que não havia frigorificos. Quem se lembra? :-)
Tenho que acrescentar que esta recuperação para vitrine foi da responsabilidade da minha sogra.

This little project was done for testing the threads I’ve talked on last post. And I’m very happy with the result – the threads are very pretty and in a very good condition. I have to tell you that the lilac thread was rolled on an old postcard written by my grandfather and dated 1932. This postcard (and this year)  has a lot of familiar story ;).  The postcard is now in a “vitrine” where we have been putting the treasures we find hereabout.
The “vitrine”  itself  is one of those furniture that in former times was in the freshest place of the house to keep food and instead glasses it had net around to protect food. Times there was no refrigerators. Who remember? :-)
I have to add this refit into “vitrine” was made by my mother-in-law.

Reconhecem o móvel?
Do you recognize this furniture?
E aqui está o postal e as agulhas encontradas!
And here are the postcard and the needles we found!

11 thoughts on “feito / done

  1. Reconheço pois, apenas nesta versão, claro!
    Fiquei curiosa quanto à história do postal… ;)

  2. apenas nesta versão não! Ainda cá há um, mais pequeno e ainda com redes… passas por lá sempre que cá ficas, ao descer as escadas da cozinha.

  3. Méri, à parte o caprichoso bordado, adoro essas histórias de família, as relíquias, para mim verdadeiros tesouros que contam histórias…fiquei aqui devaneando sobre o uso de pedaços de cartolina, postais para enrolar as meadas, há bito que herdei de minha família também!!
    Abraços, esperando poder curtir ainda mais bons pedaços de um passado onde as dificuldades, sem os toques da modernidade, faziam com que o tempo quase congelasse!
    Sinceramente Dolly

  4. Hi Meri,

    Those hollyhocks look lovely, I have been given lots of hand embroidery thread for Christmas so I have saved the pdf instructions, thanks so much for sharing this. Happy New Year from Cumbria, England.

  5. Hi Meri, I saw this work on flickr and thought it was beautiful. I hope you are well. As for 2011 being a good year….let’s hope so..xx

  6. Pois é, estas histórias são bem engraçadas, sobretudo quando acompanhadas em directo!!!
    O postal tem que se lhe diga, Pal! Vais achar graça. Enfim, é muito bom podermos ir rememorando histórias e vidas passadas, dos nossos Maiores. E a vida é feita disto tudo.
    Obrigada por estes dias maravilhosos.
    Mariamana

  7. O bordado ficou lindo!
    Tenho ideia, de algures (casas de avós? bisavós?) me ter deparado com um armário desses, com redes mas, nem sobreviveu nem nunca ninguém se lebrou de o recuperar, utilizando vidro!
    A sua sogra também é uma senhora criativa!

  8. @Dolly: obrigada! É mesmo isso, hoje em dia deita-se tanta coisa fora e depois usam-se plásticos para tudo e nada… eu também fiquei com alguns desses hábitos antigos e, cada vez mais, vou recuperando outros de que me vou recordadndo :)
    @Lyn and Karen: Thank you! Let’s hope 2011 will be a good year to all of us
    @mariamana ;)
    @Papgena: obrigada! Talvez em casa de bisavós, no seu caso :-)

  9. Hi Meri, happy new year. That is such a happy piece of needlework :) I love it. And how wonderful that it was made with that thread. I love the purple because it is more like a deep lavender, one of my favorite colors because it reminds me of my mom’s lavender plants in her garden. I am still getting over the shock of being back at work. I so enjoyed being at home. So much less stress.

  10. Happy New Year, Meri! Your embroidery is lovely, as always. I love the texture in your holly hocks – so like the real thing. What wonderful finds – the vintage threads (that you’re making great use of) and the vitrine. I love pieces with a history. Thanks for sharing yours with us.

Comments are closed.