Retrosarias locais / Local needlework shops

Gosto muito de procurar retrosarias ou daquelas lojas de miudezas, de preferência fora das grandes cidades.
É aí que se encontra muita coisa nacional e antiga. E que, demasiadas vezes, já se não faz mais.
Há uns tempos, quando estive em Braga, precisava de quem me pusesse uns ilhós num saco. Nas retrosarias mais antigas (que conheço), no centro da cidade, algumas empregadas nem sabiam o que era um ilhó!
Finalmente indicaram-me uma retrosaria Os Farias na Rua Gabriel Pereira de Castro, nº 114 .`
É uma loja grande, cheiinha dos mais diversos materiais que se espera encontrar muma retrosaria. Claro que me colocaram os ilhós no saco!
E, talvez o mais importante, com um atendimento muito simpático.
 
I do like searching for haberdasheries or local needlework shops, out of big towns preferably.
It’s there we can find many old Portuguese stuff, which too much times are now discontinued.
 
A while ago when I was in Braga, I needed to put some metal eyelets in a bag. At the oldest downtown haberdasheries some shopgirls didn’t even understand what I wanted!
At last I was told about Os Farias in Rua Gabriel Pereira de Castro, nº 114. It’s a large shop, replete with all kind of stuff expected to be found in a needlework shop. Of course the eyelets were placed at once!
And, may be the most important for me, with a very nice service.
  

 
 
Claro que andei por ali a ver e a mexer em tudo. Há toda a qualidade de linhas para bordar, coser ou fazer malha, botões, kits, rendas, entremeios, etc, etc. E adivinhem o que fui ali encontrar?
 
Fitas para bordar japonesas!!!
 
As “boas” retrosarias aqui da baixa do Porto não as conhecem sequer. Eu só as conhecia de blogues e lojas on-line.

 

Of course I walked around seeing and touching. There are all kind of threads for embroidery, sewing or knitting, button, kits, laces, and so on. And guess what I’ve found?

Japonese embroidery ribbons!!!At the “best” needlework shops in Porto downtown they don’t even know about them. I only knew embroidery ribbons by blogs or on-line shops.

Não lhes pude resistir! A variedade de cores não é muita e é um artigo caro. Foi-me explicado que é precisamente por causa do preço que não podem comprar muita quantidade. Penso que entendi que só têm uma cliente que faz este tipo de bordado. Quando renovam o artigo podem fazer uma encomenda especial.
Já as experimentei numa pequena flor e são realmente especiais! Muito diferentes das fitas de cetim ou organza, que até agora tinha experimentado!

 
 
I couldn’t resist! The shop has a limited colour range and it’s an expensive stuff. I was told that because its price the stock is limited. I think I understood they only have a customer who makes this kind of embroidery. Whenever they renew its stock they can accept a special order.
 
I’ve already made a little flower and they are special and quite different from satin or organza ribbons I’ve used before!

E foi também lá (e só lá) que encontrei seda Madeira!
Seda para bordar – outro artigo que se não encontra na maioria das nossas retrosarias!
Por estes dois artigos que encontrei n’
Os Farias em Braga, vale a pena fazer-lhes uma visita (infelizmente não têm vendas on-line).
Quem sabe não terão outras novidades e/ou artigos, raros para nós???
 
And it was there too (only there) I’ve found Madeira Silk!
Embroidery silks – another stuff we can’t find at most of Portuguese needlework shops!
For these two supplies I found, Os Farias em Braga is worth a visit (they don’t sell on-line).

Who knows they have other news and / or supplies we don’t know???

12 thoughts on “Retrosarias locais / Local needlework shops

  1. I'm so glad you found Mokuba ribbon. It's absolutely beautiful to work with!

  2. Se em Faro perguntasse por tal coisa, olhariam para mim com o ar de "lá vem esta outra vez pedir o que não existe""…

  3. Thanks for the link, Lyn!This was a great discovery indeed!É o que me acontece aqui nas "boas" lojas…A ou M??

  4. After years of looking for silk ribbon here in Portugal without success, I think it´s pure luck coming across your site with the Braga address (it´s so close to where I live)- I definitely will pay it a visit soon. I was thinking of importing it from the US/Australia/SA/UK, but haven´t found the right supplier-any suggestions?

    • Olá Célia!(penso que posso responder em português)
      Esta loja é a única, até ver, que conheço a vender fitas de seda para bordar. Estas fitas japonesas são uma maravilha! As fitas não são baratas, mas comprar on-line não ficam mais baratas (penso eu), pois além dos preços tem que se pagar o envio. Com a desvatagem, para mim, de não poder “ver ao vivo”.
      Nunca comprei na net, mas ofereceram-me uma fita da Treenway Silks, com a respectiva meada de seda – ficaria cliente, não fora ter que pagar os portes do Canadá para cá. Refiro particularmente este site porque têm uma gama de cores (fitas e sedas) lindas, principalmente em duas séries que me encantam a Montano (é a que tenho) (http://www.treenwaysilks.com/montano.html) e a Canadiana (http://www.treenwaysilks.com/canadiana.html)
      tem que ir até ao fundo das páginas. Mas há muitas lojas na net…
      Uma vez que está perto de Braga, não deixe de visitar esta loja, que vale a pena, e compare preços.
      Espero ter ajudado

  5. Muito obrigada Meri- estou encantada com este site. Agora é só escolher e fazer contas!!!

  6. Oi Meri! Muito boa a retrosaria. Eu moro no Porto, mas quando estiver em Braga tentarei encontrar a loja. Adoro seus trabalhos, eu estou aprendendo bordado e crochê. A internet tem sido uma valiosa “professora” nessa tarefa! :) Beijos e Feliz Páscoa para você e sua família.

  7. Pingback: Comprar Português! Comprar o que é nosso! « agulhas da Méri

Comments are closed.