Knock, knock… somebody there?

Ainda haverá alguém por aqui?
Mal posso acreditar que passou tanto tempo desde a última vez que escrevi aqui.
Quem me segue há algum tempo sabe que o calor me incomoda. Muito. Fico exausta. 
O verão é também uma época de chegadas e partidas e este não tem fugido à regra. E ainda não acabou… já estivemos em Braga e no Douro. Vamos voltar a Braga e ao Douro, provavelmente. E depois talvez mais para sul. Sempre muito bem acompanhados com familiares de longe e perto e amigos também de longe e perto. Enfim uma boa vida ;)  Só queria mesmo um bocadinho menos de calor, como hoje. Mas parece que vem aí outra vaga de calor… :(
Quanto a trabalhinhos??? Nada para mostrar, feito por mim. Mas vou deixar-vos umas fotografias de bordados de Viana feitos, há muitos anos, pela minha Mãe (um deles inacabado, que já mostrei).

Is there somebody here?
I hardly can believe it’s so long since my last post.
Those who follow me for long know the heat bothers me. A lot. I feel exhausted.
Summer is also a season of arrivals and departures and this year is not exception. And it’s the beginning… we have already been at Braga and Douro. We’ll be back again to Braga and Douro. Then we’ll go to south. Always in very good fellowship: family and friends living near and far away. In the end a very good life ;) I only want the weather like today but it was announced a new heat wave… :(
As for handmade works? Nothing to show made by me. I’ll show you some embroideries from Viana do Castelo* made by my Mother long long ago.

*Viana do Castelo Embroidery is usually made in two colours: red and blue. It has several filling stitches, pulled thread stitches and oppenwork. Leaves, hearts, tendrils, paisley and keys are the common designs.

This slideshow requires JavaScript.

17 thoughts on “Knock, knock… somebody there?

  1. As peças que fotografei há pouco estão em vilar. Lá há muita coisa bonita feita pela Avó. Havemos de dividir pelas três e depois ficas com as que me calharem, tu e o N.
    O pano inacabado é da Tia N e está presentemente comigo, porque quero copiar… não sei é quando. O que é bom neste pano inacabado é que se pode ver como se borda. A Avó não me ensinou em vida, mas deixou a aula prática :)

  2. Motivos interessantes- não se vê muito no que é comercializado aqui em Viana. Tenho de investigar mais este tipo de bordado – enfim, adoptei esta cidade, ou foi ela que me adoptou? :)

  3. É verdade, tem estado um calor insuportável. Evito sair de casa entre as onze a as três da tarde. O Outono, quando chega o Outono? É a minha estação preferida!
    Estes trabalhos são belíssimos!!!
    Boa continuação de férias.

  4. Pois é Célia! São motivos muito antigos, muito mais trabalhosos que os que se encontram comercializados. Já há muito que andava para publicar estes trabalhos para mostrar outro tipo do bordado de Viana. Quando vi os bordados de Schwalm, por conhecer tão bem estes trabalhos (cresci com eles), o relacionei com os bordados de Viana. Estes motivos foram feitos nos anos 30/40 do século XX.
    Atualmente fazem-se os mais simples e rápidos de fazer. Estes motivos ficariam muito mais caros.

  5. Helena, também estou ansiosa que chegue Setembro (só é pena que os dias scomecem a ser demasiado curtos – nunca estamos satisfeitas a 100%, não é?)

  6. I miss my mother so very much but always feel better when I can stroke something she made with the tips of my fingers. Thank you for sharing.

    It has been very cool here in Southern California.

  7. Thank you all!

    These are ancient designs of Viana embroidery. Nowadays the Viana embroideries we can find are much more easy.
    When I saw Schwalm embroidery it reminds me those old Viana’s designs – Viana embroidery is usually made in red, blue and white but only in white as well.

  8. Os bordados são mesmo lindos!
    Hoje está bem mais fresco (calor, mas mais fresco :D), não me diga que vem aí outra vaga de calor que me dá uma coisinha ruim!! Tenho tido umas enxaquecas horriveis por causa do calor… :P

  9. I sympathise with you so much about the heat, it does that to me too. My daughter was in Portugal last week for a holiday, she loved it, said your country is amazing!

  10. Pingback: Viana do Castelo | agulhas da Méri®

Leave a Reply

